Voltar ao Topo

foto1 foto2 foto3 foto4 foto5
Matrículas a partir de Novembro

Formulário de Login

O CEDUP Diomício Freitas iniciou suas atividades em setembro de 1976, com o Centro Interescolar de 1 ° Grau (CIP), atendendo os alunos da Escola Básica Tomé Machado Vieira, Escola Básica Aderbal Ramos da Silva, Colégio Estadual Senador Frencisco Benjamim Gallotti e Colégio Estadual Hercílio Luz. Aqui eram ministradas aulas de inglês, educação artística, iniciação para trabalho e ciências.

Em 1985, com o objetivo de expandir o ensino de 2° grau profissionalizante, foi criado o Colégio Estadual Diomício Freitas, em homenagem ao homem público e competente industrial da nossa região.

No final de 1987, dado o expressivo crescimento do Colégio no contexto regional e a criação de cursos profissionalizantes, por decreto do Governo do Estado, foi transformado em Escola Técnica Diomício Freitas.

Em 1993 foi implantado o ensino fundamental – séries iniciais. A partir desta data o CEDUP passou a atender alunos desde a pré escola até a formação profissional.

No ano de 2000 em função do processo de reordenamento dos níveis de ensino as demais séries foram sendo transferidas para outras instituições e o CEDUP passou a atender apenas alunos de 7 ª e 8 ª séries do Ensino Fundamental, Ensino Médio, Educação Profissional de Nível Técnico e Cursos Básicos de Qualificação Profissional.

Ainda no ano de 2000 passou a denominar-se CEDUP Diomício Freitas.

Entre o  ano de 2001e 2009, as matrículas novas passaram a ser realizadas apenas para os cursos técnicos de nível médio na forma subseqüente.  As 7ªs e 8ªs séries, bem como o ensino médio, foram transferidos para outras unidades escolares.

Em 2010, além de continuar trabalhando com o técnico de nível médio na forma subsequente, implantou o ensino técnico de nível médio, na forma integrada.

Através de levantamento do nível sócio econômico da comunidade, verificou-se que o perfil onde a escola está inserida é de média renda familiar.

A comunidade conta com vários estabelecimentos comerciais, dentre eles supermercados, padarias, farmácias e lojas.

Dentro do setor de esporte e lazer, o bairro conta com o estádio de futebol Dr. Aníbal Torres Costa.

A religião predominante é a católica, havendo porém outras, como a Adventista do Sétimo Dia, Assembleia de Deus, Evangelho Quadrangular etc, que possuem suas igrejas em prédios próprios na comunidade. A Igreja Católica destaca-se pelo número de fiéis tendo como seu padroeiro Santo Antônio de Pádua.

O nível de instrução predominante é o Ensino Fundamental. O bairro conta com a Associação de Moradores do Bairro de Santo Antônio (AMBASA), Centro de Convivência do Idoso e CAEP da Capela de Santo Antônio de Pádua.

No entanto, o CEDUP não é uma escola voltada apenas para comunidade local. Ela atende uma clientela oriunda de diversos municípios circunvizinhos, destacando-se como única escola pública exclusivamente voltada para a educação profissional da região.

A escola procura oferecer cursos voltados para a demanda da região, mas muitos dos alunos que aqui se profissionalizam, tem encontrado oportunidades de trabalho em municípios mais distantes e até mesmo em outros estados.

Copyright © 2019 CEDUP Direitos Reservados.